Quarta-Feira 17 de Julho 2019
219 612 336 geral@sondagensvalente.pt

Serviços

Temos à disposição os seguintes serviços:

- Furos de captação de água
- Fornecimento e montagem de grupos eletrobomba
- Furos para fundações
- Furos piezómetros e estacarias
- Furos para geotermia
- Furos para biogás
- Sondagens
- Limpeza e recuperação de furos
- Perfuração horizontal não dirigida
- Ensaios de caudal
- Relatórios
- Assistência técnica

Furos de pesquisa e captação de água

A António Valente - Sondagens Lda, encontra-se ao seu dispor para efetuar todo o tipo de trabalhos de Sondagens e Fundações, para pesquisa de água. Para o efeito realizamos os estudos necessários (geológicos, hidrogeológicos, ensaios de caudal, etc) de forma a garantir a melhor qualidade e quantidade de água.

Com o equipamento adequado e uma equipa de técnicos profissionais e experientes neste ramo, pronta para o auxiliar, realizamos um serviço de referência no mercado.

Um furo de captação de água subterrânea corretamente projetado e dimensionado deverá assegurar os seguintes pontos:
- Extração do caudal pretendido sem causar qualquer modificação ao aquífero;
- Água com qualidade;
- Proteger o aquífero de fontes locais de contaminação.

A nossa empresa desloca o responsável pela área técnica ao local da pretensão e fornecemos uma estimativa preliminar sobre a profundidade que o furo deve atingir e, em função dessa profundidade, o caudal que se pode esperar. Este estudo preliminar é de extrema importância pois vai dar ao cliente uma estimativa que lhe permite fazer uma avaliação de relação custo/benefício do seu investimento num furo.

Métodos de perfuração

A nossa empresa utiliza dois métodos de perfuração: Rotary circulação direta e Rotopercussão – Martelo de fundo de furo. A seleção do método depende da finalidade, da profundidade e das formações geológicas a perfurar.

- Perfuração Rotary com circulação direta:
O método Rotary consiste em triturar e desgastar as formações litológicas reduzindo-as a pequenas partículas através da utilização de um trépano giratório. O movimento desta peça são acompanhados pela circulação de “lamas” constituídas por bentonite e água. A função destas “lamas” é remover e trazer os detritos da perfuração à superfície, evitar o desmoronamento das paredes da furação, lubrificar e arrefecer as peças trituradoras.

Este tipo de método é utilizado e muito vantajoso quando as formações geológicas não são consolidadas. A nossa empresa realiza este tipo de perfuração com circulação direta, como ilustra a seguinte imagem:

Perfuração Rotary com circulação direta clique para ampliar

- Perfuração por rotopercussão:
Este método baseia-se no esmagamento e corte das camadas por uma ferramenta/broca acionada a ar comprimido. Este ar comprimido é produzido a partir de um compressor que é transmitido pelo interior da coluna de perfuração.

Utilizamos este método apenas para formações consolidadas e de rochas duras e dada a rapidez de perfuração o custo é muito mais reduzido que através do método Rotary. Para além disso, utilizando este método, é possível ao longo do decorrer dos trabalhos, ter-se uma ideia aproximada dos caudais das diversas unidades aquiferas que se vão atravessando.

Perfuração por rotopercussão clique para ampliar

Montagem de grupo eletrobomba

O grupo eletrobomba inclui a bomba submersível, equipamentos de comando, controle e acessórios. A escolha da eletrobomba obedece às especificações resultantes do ensaio de caudal executado no final do furo.

Relatório Final do furo

A nossa empresa elabora o respetivo relatório final do furo, onde constam todos os detalhes dos trabalhos realizados, dando assim cumprimento ao n.º 3 do artigo 41º do Decreto-Lei n.º 226 A/2007.

Furo de Água (Vídeo)
Contactos

Sede
Rua Escola 14, Assafora
2705-464 São João das Lampas - Sintra

Tel 219 612 336
Tlm 964 044 202
geral@sondagensvalente.pt

Filial
Zona Industrial da Sertã
6100-711 Sertã

Tel 274 601 811
Tlm 966 915 960
serta@sondagensvalente.pt

Formulário de contacto via email